O Núcleo de Geologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro vem por este meio divulgar, junto da comunidade aveirense, a "XV Semana da Geologia" que vai decorrer entre os dias 21 e 25 de Novembro, no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro.

Esta semana dedicada à geologia conta com várias actividades (workshops, palestras, feira de livros geológicos, feira de minerais e saída da campo) entre elas um ciclo de conferências relacionadas com esta temática.

Este ciclo de conferências irá decorrer de 21 a 24 de Novembro e contará com duas conferências diárias com inicio às 14 horas, terminando por volta das 17 horas.

Ciclo de Conferências:

Inscrição obrigatória: não
Destinatários: Alunos Secundário, Alunos Ensino Superior
Tipo de actividade: Conferências
Duração: 01h30 a 2h00
Local: Anfiteatro do Departamento de Geociências

- 21 de Novembro
 15 h - Sessão de abertura.
 15:15 h - “Introduction to E&P Hydrocarbon Workflow” por Roland Muggli, Galp

- 22 de Novembro
 14 h – “Geoserveys” Engº Francisco Sobral
 15 h – “Recursos Minerais Marinhos” Prof. Doutor Fernando Barriga – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

- 23 de Novembro
 15 h - “ Paleontologia ao Serviço da Sociedade” Prof. Doutor Artur Sá – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

- 24 de Novembro
 14 h - Eng. Leonardo Azevedo – Doutorando Universidade de Aveiro/ Instituto Superior Técnico
 15 h “A Associação Portuguesa de Geólogos” - Associação Portuguesa de Geólogos.

Os workshop:

Inscrição obrigatória: sim
Destinatários: Alunos Secundário, Alunos Ensino Superior
Tipo de actividade: workshops
Duração: 01h30 a 2h00
Local: Vários laboratórios do Departamento de Geociências

- dia 21 de Novembro: Da rocha ao microscópio
 No workshop «Da Rocha ao Microscópio» serão abordadas algumas fases de estudo da rocha. De início começa-se com a amostra de mão, acabando na visualização de uma lâmina delgada ao microscópio, passando pela elaboração da referida lâmina.

- dia 22 de Novembro: Geocremes e geoprodutos farmacêuticos
 Neste workshop pretende-se dar a conhecer e aplicar as técnicas usadas na preparação de produtos geológicos (argilas e areias especiais) para a indústria cosmética e farmacêutica.

- dia 23 de Novembro: Vamos investigar a qualidade da água dos poços da Universidade de Aveiro
O workshop «Vamos investigar a qualidade da água dos poços da Universidade de Aveiro» pretende familiarizar os participantes com as técnicas usadas na análise das águas através de uma sessão teórico-prática nos laboratórios do departamento de Geociências e no campus da Universidade de Aveiro.

- dia 24 de Novembro: Geofísica – princípios e aplicação
 Este workshop foi idealizado com o objectivo de dar a conhecer as principais técnicas usadas em geofísica e as suas vastas aplicações.

Cartaz da XV Semana da Gelogia