Nuno Vieira arrecadou a medalha de prata no Torneio Internacional de Valença, na categoria de -73 Kg. Capitão da equipa do núcleo de Judo da AAUAv foi o melhor português da categoria, dando assim o exemplo aos mais novos.

Valença foi palco, no passado Domingo, dia 17 de Julho de 2011, de mais um Torneio Internacional de Judo JuValença. Prova que a cada ano que passa está a ganhar mais projecção no panorama Ibérico, contou este ano com vários clubes portugueses e espanhóis.

A convite do JuValença, clube organizador da prova, o núcleo de Judo da AAUAv marcou presença no torneio com três atletas e com o seu treinador António Costa. A competir na categoria de -66 Kg, representava a AAUAv, Luís Monteiro, atleta júnior que este ano ingressou no clube de Aveiro. Nos -73 Kg estiveram a representar a AAUAv os atletas André Ramos e Nuno Vieira.

“É sempre importante participarmos em provas. Nesta faço questão de trazer o maior número de atletas, já que é de um clube amigo, onde cheguei a vir treinar muitas vezes e onde sempre nos receberam muito bem.” Começa por referir António Costa, natural de uma vila vizinha.

Durante o decorrer do torneio foram vários os momentos altos. Havia vários atletas de alto nível em competição, o que proporcionou um agradável espectáculo de um nível elevado.

Luís Monteiro, representante da AAUAv na categoria de -66 Kg, conseguiu classificar-se num fantástico 5º lugar. Numa das categorias, que por norma, são das mais difíceis, o atleta de Aveiro ficou perto de subir ao pódio. Era notória a falta de experiencia do atleta de Aveiro, mas os problemas físicos que o vem incomodando, não o deixando ter uma preparação condizente com o valor da prova, ditaram também o seu afastamento precoce, não atingindo o lugar mais baixo do pódio.

Nos -73 Kg Aveiro estava representado por dois atletas. André Ramos, atleta que desceu de categoria de peso, fez o seu debute nos -73 Kg, ficando-se pelo 5º lugar final. A falta de soluções técnicas e de adaptação à categoria de peso foram factores determinantes deste resultado. Nuno Vieira, que também competiu nos -73 Kg, foi o melhor classificado da turma aveirense, ao arrecadar o segundo posto final. Numa prova de alto nível, denotando muita experiencia e espírito de sacrifício, o atleta da AAUAv claudicou na final perante um atleta espanhol de reconhecido nível internacional. Com um judo sólido, tecnicamente muito evoluído e consistente, Nuno Vieira demonstrou que quem sabe nunca esquece, e este lema adapta-se-lhe como uma luva.

“A prova esteve com um nível muito bom. Nós já terminamos os treinos no clube, mas estes atletas ainda tinham fome de Judo e quiseram vir competir. O Luís (Monteiro) está com alguns problemas físicos, mas demonstrou que tem garra e que está a evoluir. Foi muito bom para ele esta prova. O André (Ramos) fez o primeiro combate nos -73 Kg. Foi um atleta que já teve 90 Kg eu que tem vindo a reduzir gradualmente e agora se está a adaptar à nova categoria de peso, que será onde vai competir daqui para a frente. Notaram-se algumas falhas, mas para primeira prova um 5º lugar não é nada mal. O Nuno (Vieira) é sempre aquele atleta que nunca “desafina”. Podem dizer que está velho, mas ele demonstra, a cada prova, que está aí para durar. Não é fácil fazer-se um regresso depois de vários anos afastado, mas ele está a conseguir excelentes resultados, e ainda vai dar muito que falar. Aqui claudicou perante um atleta espanhol fortíssimo, que não são muitos os portugueses que lhe ganham. O nosso Capitão deu o exemplo aos mais novos.” Considerou António Costa, treinador da AAUAv no final da prova.

Também em prova este António Costa, em representação da AAC, na categoria de +90 Kg, e arrecadou o terceiro posto final.