06.05

 

Um estudo do SexLab da Universidade de Aveiro (UA) estima que aproximadamente 10 por cento da população masculina portuguesa sofre de algum tipo de dificuldade ao nível da ereção. A investigação, que abrangeu 650 homens, numa amostra que se aproxima das caraterísticas sócio-demográficas da população portuguesa, confirmou ainda que este problema tem tendência a aumentar de forma significativa com a idade.


«São números preocupantes mas que são consistentes com a generalidade dos estudos anteriores feitos em Portugal e noutros países», aponta Pedro Nobre, psicólogo clínico e coordenador do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana.
 

«Mais importante que os números é o sofrimento que está associado a este problema. A generalidade dos homens com dificuldades na ereção encara este problema como uma machadada no seu sentimento de masculinidade e muitos desenvolvem quadros depressivos associados», revela o especialista. Por outro lado, continua, «a educação a que foram sujeitos e as suas crenças e mitos sexuais, fazem com que muitos homens sofram em silêncio e não procurem ajuda».
 
A boa notícia, garante o especialista na área da sexualidade, é que, «para além dos fármacos, existem hoje em dia tratamentos psicológicos com resultados bastante positivos». No entanto, Pedro Nobre lamenta que a rede pública de consultas de terapia sexual seja «infelizmente escassa e centrada apenas nos hospitais centrais de Lisboa, Porto e Coimbra».

Terapia a custo zero

A pensar nos homens com dificuldades de ereção o SexLab vai oferecer um programa de tratamento. A oferta do laboratório da UA que, naturalmente, preservará o anonimato dos participantes, acontece no âmbito de um estudo sobre o tratamento da disfunção eréctil que pretende avaliar a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental.

Este estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, irá necessitar numa primeira fase da participação voluntária de 20 homens entre os 18 e 40 anos com o diagnóstico de Disfunção eréctil devido a fatores psicológicos (dificuldades de ereção sem causa médica associada). Numa segunda fase, o SexLab vai oferecer mais 90 tratamentos. 

«Gostaríamos de dizer às pessoas com estas dificuldades que não têm motivos para sofrerem em silêncio. A disfunção eréctil pode ser tratada», garante o investigador Pedro Nobre.

Os voluntários receberão tratamento psicológico de forma gratuito durante um período de 3 meses, sendo avaliados no início, durante e no final da intervenção. Os terapeutas envolvidos são psicólogos clínicos com formação especializada em terapia sexual reconhecidos pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

A terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção psicológica utilizada com sucesso numa grande variedade de problemas psicológicos (desde a ansiedade até à depressão) e tem sido aplicada de forma sistemática também no domínio das dificuldades sexuais.

Para participar e obter mais informações sobre o estudo, os voluntários devem enviar um email para estudo.sexlab.ua@gmail.com ou aceder à página online do SexLab.


publicado por associacaoacademica às 18:21

1

De Joana a 29 de Junho de 2014 às 14:48
http://www.potenciador-sexual.pt/
MAXIDUS, MAXIUM, O melhor Potenciador Sexual do Mundo um produto 100% Natural aumenta o desejo sexual, testosterona e fluxo sanguíneo, alternativa aos produtos químicos...........


Comentar post

pesquisar neste blog
Recentes

Feira de livros em saldo na Livraria da Universidade de Aveiro

Inter-Residências'12

Disfunção eréctil com tratamento gratuito na Universidade de Aveiro

Workshop “Fotojornalista por um dia+”

Y2B (Youth to Business): 20 de Abril, em Lisboa

Programa PT Trainees

Bênção de Finalistas 2012

Projeto “Os jovens e a democracia: cidadania ativa e inclusão social”

Workshops: Business Angels e Criação de Empresas

Núcleo de Capoeira

Arquivos

Novembro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


tags

todas as tags