O núcleo de Judo da AAUAv procedeu á graduação dos seus atletas. O empenho, conhecimento técnico e táctico foi posto á prova.

O tapete de Judo da AAUAv, situado no UInfoc, Universidade de Aveiro, foi palco, uma vez mais, de exames de graduação. Desta feita foram os atletas da AAUAv que prestaram provas. Desde os mais novos até aos mais velhos, passando pelas várias graduações, todos tiveram que passar pelo “crivo” dos treinadores, demonstrando as suas competências técnicas, tácticas e de conhecimento da história do Judo Mundial, Nacional e Associativo. Coube aos mais novos a honra de começarem os exames, e perante o olhar atento dos treinadores Mestre César Ramos, Nuno Vieira e António Costa, todos tiveram que demonstrar que tinham adquirido conhecimentos suficientes para merecerem a graduação á qual se candidatavam.

Depois de vários meses de treino e preparação era chegado o momento da verdade, e o nervosismo era evidente quer nos atletas quer nos pais e familiares que assistiam “in loco” ao exame.

Os seniores tiveram que prestar provas de seguida. Depois de verem como se fazia, e tendo por exemplo os excelentes exames dos mais jovens, a fasquia estava elevada, e nenhum atleta queria fazer má figura.

Os vários atletas seniores que se apresentaram a exame, para graduações desde 5ºKyu a 1º Kyu (Cinto amarelo e cinto castanho respectivamente), estavam cientes que tinham que dar o seu melhor para obter a aprovação desejada. “Aqui todos tem que prestar provas. Não há graduações por favor, por terem feito uma prova, ou pelos lindos olhos. Aqui ou aprendem e merecem e a graduação ou então não passam” começou por referir o responsável técnico António Costa.

Com a formalidade característica destas ocasiões, mas com um grau elevado de boa disposição á mistura, lá se foram testando os conhecimentos dos atletas, que no final tiveram a certeza da sua nota.

César Ramos, treinador da AAUAv referia “são muitos atletas, e este foi um exame longo e cansativo para todos. Aqui fazemos ponto de honra de realizar estes exames, e os atletas só são graduados se o merecerem de verdade. É bonito vermos atletas que começaram tão novos e agora já com graduações que nos orgulham. Referir também que temos mais um cinto castanho, que agora começa a fazer a preparação para negro”.

“São atletas excelentes, com empenho e dedicação em todos os treinos. Hoje demonstraram que sabem o que fazem. Acima de tudo são excelentes judocas, excelentes pessoas e excelentes colegas de treino” comentou Nuno Vieira.

Já António Costa, responsável técnico da AAUAv, demonstrava a sua felicidade mas sem descurar o futuro. “É excelente ver que o trabalho foi bem feito, que o empenho deles deu frutos. Agora é continuar e melhorar para poderem crescer mais no Judo. Desde os mais pequenos até aos seniores, todos mostraram merecer a graduação, e nenhum foi graduado por favor. Aqui tem que se saber, não como em alguns sítios que se passa de cinto por se ir a uma prova, ou porque unicamente aparecemos aos treinos. Aqui há que prestar prova no dia do exame. Basicamente aqui não há Socrates e inglês técnico” rematou em tom de brincadeira.

A todos os atletas, famílias e comunidade em geral, a secção de Judo da AAUAv deseja um santo Natal e um prospero 2012.