O pavilhão Aristides Hall, no campus da Universidade de Aveiro, foi palco do IIIº Torneio de Judo AAUAv./Decathlon. Este evento, realizado no passado dia 26 de Novembro, contou com cerca de 200 atletas.

A secção de Judo da AAUAv. (Associação Académica da Universidade de Aveiro) em pareceria com a Decathlon Aveiro, levaram a cabo, no passado Sábado, dia 26 de Novembro de 2011, o IIIº Torneio de Judo AAUAv./Decathlon. Este ano estiveram presentes cerca de 200 atletas, o que tornou este um dos maiores eventos alguma vez realizados na cidade de Aveiro e no seu distrito para a modalidade de Judo.

Com atletas dos 4 aos 12 anos, do norte e centro de Portugal, o torneio foi um sucesso, quer pelo número de participantes, quer pela rapidez com que decorreu. “Não é fácil termos um torneio com tanta gente a competir. Mas conseguimos faze-lo em cerca de duas horas e pouco, o que fez com que a espera dos atletas não fosse demasiadamente extensa”, começou por referir António Costa.

Com clubes de Aveiro, Barcelos, Viseu, Coimbra, Torres-Novas, etc., foi  a oportunidade para a maioria dos atletas de se relacionarem e competirem com atletas de outras zonas que geralmente não competem.

“A prova foi excelente. Conseguimos que todos se divertissem e fossem felizes para casa”.

Mas um torneio desta envergadura não é uma organização de uma só pessoa, e António Costa fez questão de frisar isso: “A equipa que esteve comigo na organização foi excelente. Os pais dos atletas mais novos e os atletas mais velhos, estiveram sempre disponíveis, e sem eles era impossível realizar este torneio. Para além deles os nossos amigos de outros clubes de Aveiro, como são o caso do Alex e do Tony do Beira-Mar, que estiveram connosco desde o primeiro minuto, demonstrando que lutamos juntos pelo crescimento do Judo em Aveiro. A ADJA também nos auxiliou, e só assim é que pode-mos fazer um torneio com esta excelência”.

Mas as medalhas são sempre um ponto alto neste tipo de eventos, e a entrega o momento pelo qual todos os atletas esperam. Este não foi um torneio diferente neste caso. “Este ano só foi possível ter medalhas graças à Decathlon Aveiro, que se juntou a nós na promoção da modalidade. É bom termos uma marca de prestígio a apoiar o nosso evento.”

No final do dia, já com todos os atletas com medalha e c a prova encerrada, foi altura de um balanço final. O responsável técnico da secção de judo da AAUAv fez esse balanço.

“Foi, uma vez mais, uma grande prova. Muita gente, muita boa disposição, muita camaradagem. Todos os presentes aproveitaram ao máximo a prova e todos ajudaram de alguma forma. Provamos, mais uma vez, que sabemos organizar provas. Agradecer, uma vez mais, aos meus colegas que auxiliaram na organização da prova. Foi imprescindível o seu auxílio. Para o ano contamos cá estar novamente. A Decathlon- Aveiro foi um parceiro fantástico. Sem eles era impossível, nesta altura, ter-mos medalhas para todos. Demonstraram também que são uma marca forte, sem medo de arriscar. Só assim se pode ser um vencedor.”

Já Cesar Ramos, um dos treinadores da AAUAv mas também presidente da ADJA era um homem feliz. “Fico feliz de ver tanta juventude junta a praticar Judo. É um orgulho para mim ver algum atletas que começaram a fazer Judo comigo a conseguir alcançar os seus objectivos. Para Aveiro é importante termos este tipo de actividades, e a ADJA- Associação distrital de Judo de Aveiro, está cá para apoiar tudo o que se prenda com a modalidade”.

Foi um torneio fantástico, e ninguém, que lá esteve presente, deu a sua tarde por perdida. Para o ano há mais. Até lá podes sempre praticar Judo na Universidade de Aveiro. Aparece no UInfoc ás segundas, quartas e sextas, e não te vais arrepender.